TELCONSULTA

GUIA PARA INICIAR SEU ATENDIMENTO ONLINE

PROPOSTA:

A internet e a sociedade hiperconectada estão causando mudanças diárias na maneira como nos relacionamos com pessoas, profissionais da saúde e com a nossa própria saúde.

Em tempos de lockdown, ficar com o consultório fechado é ordem, parar de atender é opcional.

Este guia tem o propósito de ser o norte para aqueles que desejam iniciar seus atendimentos online.

O que será apresentado aqui não é a verdade absoluta. Existem diversas maneiras de fazer acontecer mas, neste guia você verá aquela que é mais fácil, rápida e eficaz para que você não fique parado(a).

Não acreditamos no cuidado da saúde 100% digital mas, não podemos negar que em muitos casos, a teleconsulta é uma grande alternativa!

O que motivou fazermos este guia é ajudar profissionais da saúde a manterem seus atendimentos em dia. 

Auxiliar com conhecimento técnico e agilizar o trabalho de milhares de profissionais que precisam seguir com suas consultas, evitando que seus pacientes fiquem desamparados!

Acreditamos na saúde conectada e 100% integrada.

VALE LEMBRAR QUE: a regulamentação da teleconsulta está em processo de expansão e melhoria constante. Portanto, é natural que algumas normas mudem e você tenha de refazer alguns processos dentro do seu consultório.

A proposta aqui é oferecer um norte para quem quer dar os primeiros passos na TELE.

teleconsulta

1

agendamento

Informações sobre pré-agendamento. 

2

Pagamento

Como fazer o financeiro funcionar na internet.

3

Consulta

Por onde realizar sua consulta com segurança e proteção.

4

Processos

Sugestão de processos para estruturar sua teleconsulta

5

Receituário Online

Entenda como fazer corretamente o seu receituário online, de acordo com as regras da portaria vigente.

Passo-a-passo

O que sugerimos de ferramentas e processos para teleconsulta

Vale reforçar que os processos listados aqui são apenas uma sugestão do que pode ser feito, visando facilitar a implementação da teleconsulta em seu consultório. 

Não temos nenhum vínculo com as empresas citadas.

1 - AGENDAMENTO

Acreditamos no modelo pense simples embora a consulta seja feita através da internet. Não há necessidade de mudar o processo de agendamento. 

Principais ferramentas para facilitar agendamento de teleconsulta:

– Whatsapp Business ou Facebook Messenger

Ambos são muito bem aceitos no Brasil e a grande maioria das pessoas com acesso a internet possuem uma conta.

Recomendamos que você escolha uma plataforma como base e priorize ela para que tudo fique documentado em um único local.

Para Whatsapp Business, é possível criar TAGS, uma espécie de marcação para cada conversa. Desta maneira, você pode criar uma TAG para sinalizar quais foram contatos que resultaram em teleconsulta e revisitar com facilidade essas conversas,

Caso você tenha um sistema de agendamento / gestão de consultório / prontuário online, utilize ele em conjunto com o mensageiro para marcar às consultas.

Facebook também permite sincronizar sua agenda da página com agenda Google, facilitando o processo de agendamento.

DICA: Disponibilizamos videoaulas gratuitas para você aprender como taggear conversa no Whatsapp Business e como sincronizar sua agenda Google com o Facebook

teleconsulta
teleconsulta

2 - pAGAMENTO

Não há certo ou errado para pagamento da consulta. Também não cabe a nós julgarmos se as consultas devem ser cobradas ou não. Isso é de cada profissional.

Nossa missão aqui é trazer algumas alternativas eficientes para este momento.

Indicamos pelo menos 2 soluções nacionais que são de confiança, robustas e seguras.

– Pagseguro e MercadoPago

Ambas permitem que você faça cobrança por cartão de crédito, boleto ou até mesmo transferência de saldo em conta.

Nos botões abaixo, você encontrará um tutorial para cada plataforma, como criar sua conta , configura-lá e usa-lá no dia-a-dia. 

Para facilitar ainda mais, fizemos um comparativo entre as soluções para que você tome sua decisão.

Existem outras maneiras também, TED, PICPAY, Paypal, enfim, as opções são inúmeras.

Para quem atende por plano, você seguirá da mesma maneira que no consultório. Passará a consulta por código, no sistema do plano.

3 - Consulta

Assim como não há certo ou errado no pagamento, na hora de realizar sua teleconsulta, não há uma única maneira ou plataforma. 

Vai de cada caso, de cada profissional e sua escolha baseada em familiaridade com determinada plataforma vs conhecimento de tecnologia vs comodidade.

Neste guia, selecionamos pelo menos 3 plataformas.

– Whatsapp Business, Google Meet e Zoom Meeting

Muita coisa muda entre as plataformas citadas, desde facilidade no uso a segurança das informações.

Para facilitar, criamos uma imagem comparativa e abaixo da imagem você pode acessar um tutorial para cada plataforma.

Não preparamos tutorial do Whatsapp pois é bem simples, basta ir na conversa da pessoa e clicar no ícone da câmera, a ligação por vídeo já começará na sequência.

Há outras maneiras também, você pode utilizar o Skype, que já é consolidado no mercado e amplamente conhecido. Poderá usar também o Facetime do iPhone, porém, é válido lembrar que Facetime só pode ser feito entre usuários iPhone/Apple.

Em questão de privacidade, em alguns casos, é indicado que você e o paciente usem fone de ouvido para evitar muito barulho e também garantir mais privacidade durante a consulta.

ATUALIZAÇÃO:

Muitos médicos estão relatando o uso da plataforma WHEREBY, que é tão funcional quanto o Zoom em termos de segurança de dados, sigilo médico-paciente e não necessita download de nenhum aplicativo. Basta enviar um link e a pessoa acessará direto do celular ou computador.

teleconsulta
teleconsulta

4 - Processos

Os procedimentos variam muito de consultório para consultório mas, o que é importante é ter pelo menos uma base do que pode ser feito e como pode ser feito. 

Para facilitar, preparamos um passo-a-passo como sugestão.

Após avaliar quais serão as plataformas utilizadas, faça as configurações necessárias e então realize um treinamento seu e da sua equipe para que todos estejam aptos a utilizar as plataformas sem problemas.

Feito isso, você pode começar a divulgar para seus pacientes e onde bem entender sobre seu atendimento via teleconsulta.

Aqui entra nosso passo-a-passo:

  1. Durante a fase de agendamento, caso seja possível evoluir via teleconsulta, explique detalhadamente para a pessoa como será e porque essa é a alternativa mais adequada para ambos os lados. Cuidado com essa etapa, proteja-se da melhor maneira possível. Se possível, faça um documento para que a pessoa assine (de maneira eletrônica), acordando com o modelo de teleconsulta.
  2. Após o agendamento evoluir e a pessoa aceitar o modelo de teleconsulta, acesse a plataforma de pagamento e gere um novo link de pagamento. Caso você tenha valor fixo para consulta, seu link poderá ser o mesmo para todas as consultas.
  3. NOTA FISCAL: Após o pagamento confirmado, você poderá gerar nota fiscal normalmente, é até uma maneira de diminuir a chance de falta, a pessoa já terá recebido a nota fiscal da consulta, dando mais segurança para os dois lados.
  4. Envie o link para a pessoa e solicite que ela envie um print da confirmação do pagamento para agilizar o processo.
  5. Assim que confirmado o pagamento, explique para ela como é o uso da ferramenta escolhida para a realização da teleconsulta. Importante aqui é que você ou alguém da sua equipe prepare um tutorial em texto ou vídeo para evitar atrasos na hora da consulta.
  6. Feito isso, vá para sua teleconsulta e tudo estará encaminhado!
  7. EXAMES: Você pode solicitar usuário e senha dos exames dos seus pacientes, para melhorar a experiência, na hora que acessar, poderá compartilhar sua tela e ir mostrando o exame durante a teleconsulta.
  8. RECEITAS? Existe uma maneira correta de criar e enviar sua receita digital, assista os tutoriais e entenda como. 
  9. ATENDE PLANO? Poderá passar a consulta por código normalmente.

5 - Receituário

O receituário online, para médicos, deve seguir as orientações da portaria 467, que fala sobre certificado digital e assinatura digital.

Ao contrário do que alguns pensaram, a assinatura digital não é uma simples imagem da sua assinatura. Ela requer uma validação feita através de um certificado que deve ser emitido em uma empresa certificadora, com validade nacional e de 1 ano.

Para facilitar o entendimento, o Dr. Márcio Nattan se colocou a disposição para fazer uma aula de como é o processo desde a emissão do certificado, instalação do certificado em seu computador e o processo de adição da assinatura digital em seu receituário online.

Para acessar a aula, clique no botão abaixo. Você tem duas opções:

A) Tutorial resumido (10 minutos)

B) Aula detalhada (60 minutos)

teleconsulta

Possui alguma Sugestão?

Ajude-nos a melhorar nosso Guia

Envie sua sugestão por email clique no link abaixo:

Quem fez?

thiago martins

Olá, se você chegou até aqui, quer dizer que o GUIA da TELECONSULTA despertou seu interesse. 

Eu sou Thiago Martins, publicitário, especialista em marketing digital para saúde. 

Trabalho todos os dias como mentor e guia de médicos e dentistas pelo Brasil afora, treinando-os e capacitando-os para que eles usem todo potencial da internet, transformando o conhecimento adquirido em conteúdo relevante, posicionando-se assim, como referência na área em que atuam e transformando a maneira como captam novos pacientes. 

Assumindo o controle da própria comunicação e libertando-se da dependência da indicação para atenderem novos pacientes.

Este guia surgiu da ideia de facilitar a vida de muitos profissionais que não sabiam para onde correr ou se quer por onde começar.

Espero que te ajude. Se você achar que ajudou você de alguma maneira, compartilhe com seus colegas, tenho certeza de que podemos ajudar muitos colegas no Brasil e no mundo!

Quem apoia?

Gostou dessa iniciativa?

Compartilhe com seus colegas

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Quer usar todo potencial da teleconsulta como um modelo rentável dentro do seu consultório?

Conheça o maior curso online de teleconsulta do Brasil. Ferramental, Roteiros, Estratégias de venda e Consultoria exclusivos.

Thiago Martins Especialista em Marketing Digital para Saúde