fbpx

Produza conteúdo pelo celular. Entenda porque isso irá mudar sua rotina!

Produza conteúdo pelo celular

Resumo do artigo:

Compartilhe este artigo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

RESUMO DO POST: Celular pode ser um grande aliado seu na hora de produzir conteúdo em vídeos para suas mídias. Mais rápido, mais prático e permite que você tenha mais ritmo de jogo. Além disso, falo sobre algumas dicas de como produzir, além dos prós e dos contras do celular e também da câmera.

Vamos lá?

Celular VS Câmera:

Celular é mais prático e mais fácil do que câmera! Acompanhe este post até o final e entenda o porque da afirmação acima.

Entenda o porque desta afirmação:

Na câmera você nunca vai ter um bom microfone embutido assim que você comprar sua câmera, consequentemente você vai precisar investir em um microfone. Existem diversos tipos de microfone para câmera, eu explico sobre eles neste outro post.

Produza conteúdo pelo celular

Gravando com câmera profissional ou semi-profissional:

Outra questão fora isso, sua câmera vai depender da sua lente, do espaço que você tem disponível e principalmente do enquadramento que você vai utilizar para filmar.

Querendo ou não, antes de apertar para gravar na câmera você vai ter muito mais trabalho do que gravar direto no seu celular.

Até porque depois que você gravou, precisará salvar isso, passar para o computador, ou para o celular e editar o vídeo. Ou seja é muito mais difícil, concorda? 

Aqui vem a grande dica você pode facilmente ter um espaço no seu consultório que seja preparado para vídeos. Pode deixar o tripé pronto, virar e gravar.

Antes de uma consulta, no intervalo de uma consulta, antes de um procedimento, após um procedimento, no começo do dia ou até mesmo no fim do expediente. Sempre que você tiver algo que já está previamente preparado para aquilo, vai ser muito mais rápido, prático e fácil de gravar.

Uma das grandes travas que a maioria dos médicos e dentistas enfrentam antes de gravar um vídeo é exatamente o tempo que ser perde preparando o cenário e todo equipamento. Não é fácil, tem dias que a gente está sem paciência, tem dias que estamos corridos e isso realmente vai ser um empecilho. 

Quando você já deixa algo no gatilho, você pode se organizar com facilidade e gravar com muito mais frequência. 

Lembrando que estamos falando sobre gravar com a câmera, okay?

Produza conteúdo pelo celular

Gravando com o celular

Se tem algo que as mídias sociais, em especial o Instagram Stories modificou na cabeça das pessoas é a relação entre desejo de gravar algo e a gravação propriamente dita.

O celular já gravava vídeo muito antes deste formato existir mas, foi a partir do momento em que conhecemos os stories que começamos a entender que basta ter uma ideia, pegar o celular e gravar.

Para gravar com seu celular é super indicado também que você tenha um cantinho já preparado. Não necessita de tanta coisa, até porque no celular você tende a ficar mais próximo da lente e ter imagens mais fechadas.

Vale a pena ter um tripé para que sua imagem não fique trêmula. Isso é algo que pode irritar as pessoas e fazer com que muitos desistam de ver seu vídeo. Eu comentei sobre equipamento para gravar no celular, aqui neste post.

O que mais agiliza o processo é a facilidade. A câmera de selfie é a nossa melhor amiga nessas horas. 

Tem uma ideia? Saca o celular, aperta o play e comece a falar!

É tão simples quanto contar, 3, 2, 1. Como dizem no interior, é pa-pum.

Não se engane, embora o celular seja excelente amigo na hora de produzir conteúdo em maior escala, você precisará ficar atento à coisas bem básicas e que irão ditar a qualidade final do material:

  1. Não grave vídeos contra a luz, isso fará com que o celular tente compensar a imagem e ficará tudo bem escuro (na sua cara).
  2. Não grave em locais barulhentos, mesmo que você esteja com um microfone, tome cuidado. Isso pode fazer com que seu som fique bem ruim. Puxe na sua memória, quando era apenas uma criança e ia assistir TV. A imagem poderia estar até chuviscada mas se o som estivesse ruim, não tinha programa que faria a pessoa ficar!
  3. Não grave correndo, a menos que você tenha ciência de que isso irá fazer com que seu vídeo fique bem trêmulo e ok para você.
  4. Não grave em locais com muito vendo, vai parecer que você está fazendo cobertura da chegada de algum tornado e ninguém conseguirá ouvir você, a menos claro, que você esteja com um microfone lapela e que tenha testado antes.
Produza conteúdo pelo celular

Afinal, por que produzir pelo celular?

Quando você tem o costume de encara seu celular como seu melhor amigo na hora de gravar um vídeo, seu pensamento muda completamente. É como se você não conseguisse enxergar e estivesse usando óculos pela primeira vez.

Você começa entender que existem DIVERSOS momentos no dia-a-dia que são perfeitos para que você faça uma pausa de 5 minutinhos e grave um vídeo de qualidade, com conteúdo relevante.

Sabe aquele momento que você está revisando um caso e se preparando para um procedimento? Pois bem, por que não usar esse momento para falar sobre determinado procedimento e como você pensa nele para que tudo ocorra bem e todos saiam ganhando?

Ou então, aquele momento em que você acabou de explicar algo para um paciente, de uma maneira que você não havia feito e o resultado foi ótimo.

Seu paciente entende bem e você percebeu que essa abordagem é uma boa maneira de explicar aquilo. Saque o celular do bolso, abra sua câmera e comece a falar, exatamente como se fosse seu paciente que estivesse ali do outro lado.

A dica complementar aqui é a seguinte, pense sempre em apenas um tema, um tópico e foque nele. sem divagar, vá direto ao ponto, produza um vídeo que vá de 40 segundos até no máximo 2 minutos, se você for postar no Instagram ou Facebook. 

Caso queira publicar no Youtube, ai vale a pena investir em vídeos que possam chegar até a casa dos 5 minutos.

O mais importante é:

Independente de qual seja o equipamento utilizado, você deve ter em mente que precisa de um ritmo de jogo.

Não adianta nada produzir agora e parar no futuro. Conteúdo é algo que conecta seu paciente em potencial com você, ou seja, para cada dia que passa que você deixa de produzir, um colega conquista seu espaço.

Parece cruel, né? Mas é bem isso mesmo!

Mais vale 1 vídeo por semana ou a cada 15 dias do que fazer vários agora e depois abandonar.

Portanto, lembre-se sempre disso, hoje é possível se conectar com diversas pessoas, basta que você tenha ritmo de jogo e não deixe a peteca cair.

Eu falo sobre como ter ideia do que falar em um vídeo ou um post aqui neste link.

Produza conteúdo pelo celular

Pontos positivos de produzir com a câmera:

  1. Mais qualidade no vídeo
  2. Maior controle de temperatura da imagem e enquadramento
  3. Se você utilizar uma câmera que grava em 4k, você pode dar zoom e recortar da horizontal para vertical sem perder a qualidade do vídeo
  4. Aspecto mais profissional

Pontos negativos de produzir com a câmera:

  1. Mais trabalho na hora de organizar o equipamento
  2. Investimento bem maior do que o celular
  3. Mais trabalhoso após gravar, tem que importar para o computador, editar e publicar
  4. Menos jogo de cintura em locais pequenos
  5. Depende de outros equipamentos como lente e também microfone
  6. Exige maior conhecimento de produção de vídeo (luz, diafragma, enquadramento, entre outros)

Produza conteúdo pelo celular

Pontos positivos de produzir com o celular:

  1. Mais fácil de produzir
  2. Exige menos equipamentos e preparação
  3. Mais rápido e mais dinâmico
  4. Está sempre com você
  5. Menos intimidador para você, pacientes e parceiros
  6. Tem qualidade suficiente para ser um conteúdo em alta definição

Pontos negativos de produzir com o celular:

  1. Pode ficar ruim a imagem se você não tomar certos cuidados
  2. O som pode sofrer mais com interferência de barulhos externos, vento e até mesmo distância do interlocutor
  3. Pode parecer menos profissional (não é negativo mas muitos acreditam ser)

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo:

Deixe seu comentário:

Gostou deste artigo?

Faça parte da minha newsletter semanal e recebe minhas novidades em primeira mão

Você provavelmente vai gostar destes artigos também:

Quer começar ou dar ritmo para seu Instagram?

Conheça meu Manual do Instagram de Sucesso