fbpx

O Instagram vai mudar tudo, de novo!

o instagram vai mudar tudo

Resumo do artigo:

O Instagram vai mudar tudo de novo e vou te ajudar a entender como isso vai impactar sua estratégia de captação de pacientes

Compartilhe este artigo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Leia o post na íntegra ou veja o vídeo:

Doutor, doutora, prepare-se porque este artigo vai te dar uma visão bem ampla do que virá pela frente, no que se refere ao Instagram.

A verdade é que muitos consultórios e clínicas espalhados pelo Brasil todo, apostaram quase que ALL IN no Instagram para geração de demanda de novos pacientes.

Isso é ótimo mas, é arriscado ao mesmo tempo, porque em casos como esse, de uma mudança importante, ou você se adapta ou então pode ver sua estratégia ir pelo ralo.

Vou dividir este artigo em duas partes, nesta primeira parte, vou explicar o que foi dito e então, na segunda parte, vou traduzir o que foi falado, para o seu dia-a-dia, como isso tudo vai impactar na sua rotina.

Vamos lá para o vídeo de Adam Mosseri.

Em seu vídeo, Adama fala que o Instagram vai focar em 4 pilares:

  • Criadores
  • Vídeos
  • Shopping e
  • Mensagens

Ele falará mais sobre os outros pilares em outro momento, neste vídeo ele focou mesmo em falar sobre o pilar de vídeos.

O Instagram entende que no mundo atual, criadores são pessoas e não somente marcas, por isso vem mudando algumas coisas para fortalecer ainda mais quem produz conteúdo para a rede.

Um ponto que chamou atenção e que foi citado por Mosseri como a base para a decisão deles é que:

O Instagram não é mais uma rede de fotos ou fotos quadradas, nas pesquisas, a maioria das pessoas responde que entra no Instagram para se entreter.

Adam Mosseri, Head do Instagram

Então, eles concluíram que a rede é uma rede de entretenimento.

Se tratando de entretenimento, o vídeo é o principal formato que as pessoas engajam e compartilham. 

E é aí que entram os concorrentes TikTok e Youtube, existem outras redes mas essas duas são as principais que eles entendem como concorrentes diretos.

Adam ainda diz que o Instagram tem uma ideia de onde quer chegar em um ano e para isso, farão diversos testes e mudanças até lá.

Algo que ele mesmo citou, é o fato de que o feed pode passar a mostrar sugestões de conteúdo de pessoas que você ainda não conhece ou não segue, algo bem diferente do que é hoje.

Eu expliquei sobre o algoritmo do FEED neste artigo aqui e também expliquei sobre o algoritmo do EXPLORAR neste outro artigo aqui.

Testes de vídeo no Instagram:

O Instagram quer testar mais vídeos em formato full screen vertical, ou seja, teremos mais esforços para uma experiência imersiva, algo muito bom e que pode até mudar o comportamento de consumo de vídeo mais longo na rede.

O termo que ele frisou é o de Mobile First Vídeo ou seja, pensar no consumo de vídeo para celular e não computador.

Pode parecer bobeira ter de falar isso em pleno 2021 mas, a maioria das produtoras de vídeo e muitos profissionais acabam produzindo vídeos horizontais ou super wide para Instagram, o que vai totalmente contra o conceito de mobile first vídeo.

Traduzindo o que foi falado:

Agora, vamos entender o que ele está querendo nos dizer, nas entrelinhas e como isso vai impactar você, sua estratégia, sua agenda e seu consultório!

Quando Adam diz que a rede está mudando de um app de fotos para uma rede de entretenimento e que vídeos são importantes para eles, ele quer dizer que a mudança não é uma simples atualização, é o conceito da rede.

Ou seja, não é um detalhe, agora, o Instagram passa a olhar para vídeos como seu principal combustível

Portanto, não há mais espaço para aqueles doutores e doutoras que querem simplesmente contratar uma agência ou um profissional de design para fazer posts quadrados, layoutados, engessados, isso não é 2021, é a realidade de 2015.

E mesmo que você queira insistir nisso, saiba que é uma conta matemática muito simples, se for vídeo, vai ter privilégio no ranqueamento e alcance, se não for, pode cair.

Vai deixar de existir a opção de publicar carrossel ou fotos? Acredito que não mas, é aquilo, se não é bom, por que insistir?

Outra questão bem importante é que quando o termo entretenimento é utilizado junto com o formato de vídeos, eles querem passar uma mensagem muito clara.

Cuidado com o que você está publicando, pode ser que a plataforma não seja a melhor para EDUCAR alguém, ou seja, cuidado com vídeos longos ou monótonos.

Perceba que ele mesmo cita TikTok e Youtube, então fica claro que o Instagram entende que é uma das ferramentas que as marcas e pessoas utilizam outras existentes no mercado também devem fazer parte da sua estratégia de posicionamento de marca.

Penso que o Instagram deverá ser utilizado como um local para trazer conteúdo mais introdutório, mais raso, mais fácil de ser entendido.

Deixando o conteúdo mais denso e educativo para LIVES, IGTV (esporádicos), Youtube e blog

Outro ponto importante que não foi falado em detalhes neste vídeo é sobre mensagens.

Stories e direct são partes importantes da construção de quem é você na rede e como sua audiência vai se relacionar com você, logo, você precisa fazer algo que fortaleça esses dois pontos.

Como eu sempre digo, há muito tempo, se você não mostrar quem é você por trás do seu jaleco, dificilmente conseguirá uma audiência tão fiel e que queira dialogar com você.

As pessoas têm curiosidade sobre você, seus hobbies, esportes, gostos, isso tudo ajuda a compor quem é você e como elas enxergam você. Como falei neste episódio do podcast Captação de Pacientes.

Claro que sua técnica importa e ela é a base para que você atinja o topo de algo mas, infelizmente ou felizmente, vivemos em uma era que não podemos negar a influência que as redes sociais causam no processo de descoberta e escolha de profissionais da saúde.

Logo, se você acha que isso tudo é besteira, sinto te dizer, mas você está olhando para o século errado.

Se você não quer aparecer, não quer doar seu tempo para produzir seu conteúdo e se diferenciar dos demais, comece a procurar novas formas de jogar o jogo do século 21, porque nas redes sociais você não conseguirá vencer com este pensamento.

A tríade do fracasso no Instagram:

O maior problema que vejo no momento é que a maioria dos médicos e dentistas acabam caindo no que chamo de tríade do fracasso do Instagram.

Pensam que precisam fazer marketing, em seguida vem os seguintes pensamentos:

  1. Não sei fazer marketing
  2. Não tenho tempo para fazer marketing
  3. Não quero doar tempo para aprender isso

Qual a conclusão óbvia? Contratar um terceirizado!

E aí, neste exato momento, você assina o atestado de óbito da sua estratégia.

Não que as agências estejam erradas, muitas delas fazem ótimos trabalhos e entregam seu melhor, mas, se o conteúdo não é o que a rede quer e também não é o

que os pacientes procuram. Qual sentido de existir?

Se me perguntarem o que acho sobre as mudanças do Instagram, não concordo com muito do que foi falado mas, infelizmente, não posso fazer nada, apenas entender as regras, me adequar e segui-las.

Importante dizer também que quando pensamos em marketing, devemos lembrar daquela que é a primeira regra, o foco sempre no paciente, de fora para dentro.

Ou seja, o que o Instagram está fazendo é um movimento pensando nos seus usuários, logo, se eu conseguir entender, absorver, metabolizar isso e embutir na minha rotina, vou sair na frente de milhares de concorrentes.

O fato de ter acesso a essa informação de que a rede está mudando seu conceito, é como se o Waze estivesse nos avisando, há quilômetros de antecedência de que a estrada acabará em determinado ponto e nos oferecerá caminhos alternativos.

Cabe a você escolher qual é o momento certo para entrar em um destes caminhos alternativos. Somente você pode decidir isso por você e pelo seu consultório.

O mais importante é que você saiba que se a escolha for dirigir até que a estrada termine, a escolha foi sua e de mais ninguém.

Para você que chegou até este momento do vídeo, tenho um convite pra lá de especial.

Na descrição do vídeo, tem o link para a Semana do Instagram de Sucesso, uma semana com três aulas exclusivas para médicos e dentistas que querem entender como se adequar a essas mudanças todas. 

Serão três aulas online, ao vivo e gratuitas. Inscreva-se! Te vejo lá.

Espero que você tenha gostado deste vídeo, deixe seu curtir e inscreva-se no canal também!

Deixe seu comentário:

Gostou deste artigo?

Faça parte da minha newsletter semanal e recebe minhas novidades em primeira mão

Você provavelmente vai gostar destes artigos também:

Quer começar ou dar ritmo para seu Instagram?

Conheça meu Manual do Instagram de Sucesso