fbpx

[GUIA] Qual equipamento usar para gravar vídeos no celular

Guia qual equipamento usar para gravar vídeos no celular

Resumo do artigo:

Compartilhe este artigo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

RESUMO: Uma das principais dúvidas que recebo é a seguinte “Thiago, qual equipamento devo usar para gravar vídeos no celular?”. Para facilitar sua busca, resolvi criar este post que servirá como um guia do que você pode comprar, o que você deve comprar e o que você não precisará comprar.

Disclaimer:

Antes de seguirmos, quero deixar bem claro que este post não é patrocinador por nenhuma marca, comércio ou vendedor.

Todos os produtos que foram indicados aqui são frutos de pesquisas e uso pessoal.

Caso queira, você pode sugerir novos produtos/marcas na área de comentários ou sinta-se livre para pesquisar por outros fornecedores.

Vamos lá? Bora para nosso Guia: qual equipamento usar para gravar vídeos no celular

Importante que você entenda:

Muitas pessoas pensam que o que irá fazer a diferença em um vídeo é o equipamento utilizado.

A verdade é que não é bem assim!

Se você pensar que atualmente, a maioria dos smartphones que você pode comprar entre R$ 2 e R$ 6 mil reais, estarão equipados com o que há de melhor e mais moderno em câmera, microfone e processamento de imagens.

O homem foi até a lua com a capacidade computacional menor que de um iPhone 4. Eu garanto que você conseguirá gravar conteúdos excelentes com seu celular.

Pode acreditar em mim!

Equipamento VS Necessidade

Conheço várias pessoas que já compraram equipamentos de causar inveja, daqueles que daria para gravar um filme digno de Hollywood e no final, acabam não usando nem o equipamento e nem 10% do que ele permitiria.

Portanto, antes de seguirmos, você deve entender que aqui você tem de fazer uma decisão e escolher um dos caminhos abaixo:

Caminho 1: Comprar somente o necessário para o seu momento atual e ir atualizando seus equipamentos a medida que você ganhar ritmo de jogo, evoluir sua produção e/ou houver necessidade por conta de quebrar/obsolescência.

Caminho 2: Comprar tudo que você pode encontrar pela frente, montar um KIT profissional e começar seu jogo no mais alto nível. Leve em consideração que, além de mais caro esse caminho tem uma curva de aprendizado maior também.

Não existe um caminho certo e um errado, aqui o que manda é seu perfil.

Eu particularmente prefiro comprar o que é necessário e vou melhorando a medida do possível.

Por exemplo, em janeiro de 2018, comprei uma webcam Logitech C920 e um microfone Samsor Meteor. Na época eu pensei:

“Agora eu estou bombando!”

Comecei gravar mais vídeos, fazer transmissões ao vivo e aparecer cada vez mais vezes em vídeo e áudio.

Até que certo dia, peguei para assistir uma transmissão que eu havia feito. Confesso que foi uma das maiores decepções que tive, com meu próprio conteúdo. E nessa altura, já era meados de Abril de 2019.

Dai então eu fiz um teste. Meu microfone é de mesa, então ele ficava abaixo da direção em que eu falava. Cerca de 30-40 cm abaixo. O que causava muito eco. Pensando nisso, eu peguei o microfone, deixei ele a 15 centímetros de distância de mim, na mesma direção.

BUM! foi como se um mundo novo surgisse. Pela primeira vez eu estava com uma qualidade de áudio que eu jamais tive.

Nessa hora, comprei um braço articulado, instalei, coloquei meu microfone e quando preciso gravar, coloco ele na posição correta. Quando termino, eu guardo na lateral da mesa.

Por que eu te disse isso? Para que você entenda que por melhor que seja seu equipamento, em alguns momentos, você vai sempre melhorar algo. Nunca será 100% e isso faz parte do jogo.

Kit essencial para gravar vídeos no celular:

Para gravar vídeos com seu celular, você precisa pelo menos de:

  • Celular
  • Tripé
  • Microfone lapela
  • Boa iluminação (pode ser até natural)

Mas, antes de falar sobre quais equipamentos eu indico, permita-me ajudar você entender sobre fotografia e vídeo, aquilo que vai além do equipamento.

Premissas básicas de Foto e Vídeo:

FOTOGRAFIA, que é a base do vídeo, nada mais é que escrita com luz, ou seja, você precisa se atentar, sobretudo, para a luz do ambiente que está.

É por isso, por exemplo, que geralmente, vídeos feitos a noite ou fotos feitas a noite, tendem a ficar “pixeladas”, com aquele chuvisco na imagem.

Quanto mais luz, melhor será para o mecanismo de captura da imagem, mais qualidade e detalhamento serão capturados pelo equipamento.

No vídeo, acrescentamos um grau extra de cuidado com o som, como citei anteriormente, neste post aqui.

Resumindo, você precisa entender o básico de fotografia e vídeo, para que não dedique tempo em vão.

Felizmente, no final deste post, você terá a chance de assistir um curso online e gratuito sobre como gravar vídeos usando seu próprio celular.

Vamos ao que interessa? Bora pra lista:

Lista de equipamentos para gravar vídeos com seu celular:

Item #1: CELULAR

Pode parecer óbvio mas, se queremos gravar com nosso próprio celular, a primeira coisa que devemos olhar é para o aparelho.

Atualmente, a maioria dos smartphones possuem uma capacidade de captura de imagens boa o suficiente para que você produza conteúdo para suas redes sociais.

Mas atenção, se o seu celular não grava em FULL HD (1080×1920 pixels) ou pelo menos em HD (720×1080 pixels), você deve pensar em trocar seu aparelho antes de seguir com a compra de outros equipamentos.

No Facebook e no Instagram, a capacidade máxima é de exibição de vídeos em HD, já no Youtube, os vídeos podem ser em FULL HD e até mesmo em 4k (UHD).

Item #2: Tripé

Tripé é fundamental para que você eleve o nível do seu vídeo e dê um ar mais profissional.

Se você vai gravar nos Instagram Stories, okay, pode segurar na mão, sem problemas.

Mas, se você quer gravar vídeos para o FEED do Instagram, Facebook e Youtube, é fundamental que você tenha um tripé.

Evitar que sua câmera fique balançando é algo simples e que elevará muito a qualidade do vídeo.

Mas qual tripé utilizar?

Antes de seguirmos, é importante que você tenha em mente onde deseja gravar, qual espaço que vai utilizar e como ele pode ser aproveitado.

Exemplo:

Se eu vou gravar dentro do meu consultório, na minha sala de atendimento, e existir a possibilidade de colocar o celular um pouco mais afastada de mim ou até mesmo gravar de pé, faz sentido um tripé de chão.

Caso eu queira gravar em um espaço mais curto e sentado, posso comprar um tripé menor e mais versátil.

Não entendeu? Calma que eu te explico agora mesmo!

Se você digitar Tripé para celular no MercadoLivre, algo assim vai aparecer para você:

Tripé para Celular

Você precisa primeiro definir onde vai usar, como vai usar, para depois escolher seu tripé, como citei acima.

Outra questão é a altura que seu celular ficará, quando for posicionado no tripé.

Para espaços pequenos e que demandam mais flexibilidade, indico um tripé de mesa que seja maleável.

Este tipo de tripé permite que você coloque-o em locais como janelas, livros, estantes, cadeiras e afins. Você pode comprar AQUI ou AQUI.

Ponto importante sobre este tripé mais flexível, pense sempre na altura que vai coloca-lo, ok? Ele não tem ajuste de altura.

Caso você precise de um tripé que permita ajustar a altura e seu espaço seja maior, indico você comprar um tripé convencional ou universal, que serve para câmera ou celular. Semelhante a foto abaixo:

Este tripé é feito de alumínio, de fácil manuseio e permite que você ajuste para baixo ou para cima a altura que seu celular ficará. Você pode compra-lo AQUI.

Item #3: Microfone

Microfone é um equipamento muito importante e que demanda uma certa atenção sua.

Primeiro, é necessário entender que, qualquer que seja o microfone que você escolha, com excessão do fone do seu celular, você terá um tempo de ajuste e “configuração”.

Eu, particularmente, não gosto de utilizar o fone do celular, nem mesmo aquele AirPod da Apple.

Estar de fone, para gravar um vídeo, onde somente você irá falar, é esteticamente feio. Só isso, não é nada técnico ou que vá interferir na qualidade final do áudio.

Partindo deste ponto, você pode escolher dois tipos de microfone, lapela (com fio ou sem fio, são aqueles microfones tipo de apresentadores de jornal) ou então direcional, unidirecional ou shotgun (são microfones que ficam acoplados ao celular e são direcionados para onde você estiver).

Este é um ponto muito importante para gravar vídeos no celular, eu mesmo já cometi muito o erro de gravar sem microfone algum e depois ter um áudio bem ruim ;(

Opção A: Lapela Boya com Fio.

Este microfone é simples, prático e muito funcional. Basta plugar na entrada do seu fone, no celular, e pronto! Você já pode gravar.

Para donos de iPhone, muitos precisarão de um adaptador que permitirá o uso deste microfone no celular. Para donos de celulares que não possuem mais a entrada P2 (Jack), que é aquele pino tradicional de fone de ouvido, é necessário comprar um adaptador P2 para USB-C (aqui).

O microfone lapela Boya pode ser comprado AQUI.

Opção B: Microfone Boya condensador omnidirecional sem Fio.

Com este microfone, você pode gravar sem se preocupar tanto com fios. Você precisará conectar seu microfone no transmissor (caixa da direita) e outro fio do receptor direto na entrada de fone do seu celular (caixa da esquerda).

Feito isso, poderá gravar à distância, até o limite de alcance do microfone.

Para ser bem sincero, não sei qual é a real necessidade disso mas, conheço algumas pessoas que usam. A maioria alega que dá até mais trabalho do que o lapela com fio mas, é uma opção.

Você pode comprar o microfone condensador omnidirecional Boya AQUI.

Opção c: Microfone USB de mesa Samsor Meteor:

Todos os vídeos que gravo no meu computador e alguns que gravei no meu celular, utilizo este microfone.

Ele é pequeno no tamanho mas não se deixe enganar, a qualidade é de gente grande e profissional. Som de primeira.

Importante lembrar que para ficar redondinho, precisa posiciona-lo próximo da boca, se não, vai pegar eco.

No meu caso, utilizo ele com um braço articulado para facilitar. Na hora de gravar eu puxo ele para perto de mim e quando acabo a gravação/reunião, deixo-o do lado.

Veja no vídeo abaixo um exemplo do uso dele no celular.

Repare que no começo do vídeo, dá para escutar o ar-condicionado e que dependendo da distância que você estiver do microfone, é possível ouvir até sua respiração.

O braço articulado eu comprei aqui.

Item #4: Iluminação

Iluminação é algo super importante também, e ai você precisará entender sobre como construir uma luz para sua produção.

Em geral, você pode seguir por caminhos diferentes.

Opção A: Luz natural

Luz natural é e sempre será sua melhor opção. O sol fornece a melhor luz que uma foto ou vídeo precisam, porém, alguns pontos tem de ser avaliados.

O primeiro ponto é que o sol não é algo que podemos controlar. Ele pode estar muito forte (sol do meio dia) ou até mesmo muito fraco (dia nublado).

Mas, tenha em mente que, quase sempre iluminação é feita para simular o que temos de luz natural.

Agora vamos as opções.

Opção A: Ring Light de LED

Ring Light é um tipo de iluminação que você pode posicionar seu celular no meio (repare que na foto está com o suporte do celular mas, você coloca ali no meio do círculo de luz), e pode gravar com uma iluminação direta e bem bacana.

Todo Ring Light que é feito de LED, permite que você tenha o controle da temperatura da luz, mais fria ou mais quente.

É de fácil manuseio e fácil para transportar. Você consegue reconhecer quando alguém gravou com uma ring light porque os olhos da pessoa ficam com uma espécie de círculo branco (reflexo da luz).

Você pode comprar essa Ring Light aqui.

Antes de comprar, avalie bem qual é o tamanho da Ring Light e do tripé que acompanha. Geralmente as que são muito baratas, são menores (o diâmetro total) e também a altura do tripé.

Opção B: Iluminador de LED

Iluminadores de LED, também permitem que você altere a temperatura da luz e que intensifique ou diminua a luminosidade.

Geralmente, servem para construir o ambiente, não são indicados para colocar na sua frente, pois essa luz é muito “dura” e causará muita sombra.

Para comprar um iluminador LED, clique aqui.

Opção C: SoftBox de LED

SoftBox permite que a luz chegue até você mais suave, é como se você fosse gravar de frente para uma janela com muita luz natural mas que, essa janela estivesse com uma cortina branca, bem fina, para suavizar a intensidade da luz.

Com auxílio da SoftBox, sua iluminação ficará mais suave e não fará tanta sombra.

Aqui, estamos avaliando o que aparecerá atrás de você. Toda fonte de luz que for muito “dura”, vai causar uma sombra muito “seca” atrás de você. Quando suaviza essa luz, a sombra fica mais harmônica.

Você pode comprar esse kit com duas SoftBox aqui.

Complemento para LUZ:

Eu gosto sempre de ter um jogo de luz que crie um ambiente diferente.

Não é uma regra, não é obrigatório mas, é algo que pode chamar atenção, faz com que as pessoas tenham um impacto visual maior e a chance é de que ela pare para ver.

Neste caso, utilizo ou lâmpadas LED coloridas ou que permitam que eu controle a cor, ou então uma softbox com algum tipo de papel celofane por cima. Bem simples, igual na época de escola, certo?

Caso você queira algo mais fácil de organizar, indico uma lâmpada LED que permita a configuração por dispositivos móveis.

Eu utilizo a Yeelight, que no Brasil é distribuída pela Xiaomi.

Com ela você pode escolher cor e também intensidade, é muito fácil de usar e o resultado é sempre UAU!

Você pode comprar a lâmpada aqui.

DICA IMPORTANTE:

Para gravar, “basta” posicionar seu celular, apertar REC e começar falar, certo? Sim e não!

Uma dica que pode mudar muito seu jogo, é entender sobre iluminação e como construir uma boa iluminação para seus vídeos.

Por isso, indico fortemente que você assista o vídeo abaixo, de um amigo pessoal, mentor e especialista em vídeos para negócios, Camilo Coutinho.

Neste vídeo, ele explica sobre iluminação de três pontos. Uma técnica muito famosa, que é utilizada em programas de TV, Youtube e por quem quer produzir algo com mais profissionalismo.

CONCLUSÃO:

Na minha opinião, se você quer começar a gravar vídeos com maior frequência, compre um tripé universal (com ajuste de altura), um microfone lapela com fio e grave assim mesmo.

Se o seu local for escuro, compre uma Ring Light.

Mas o mais importante é que você tenha o costume de gravar vídeos, dê sua cara, assuma o controle da produção de conteúdo do seu consultório e saiba que isso irá impactar diretamente e muito positivamente para captação de novos pacientes.

Se você gostou do Guia qual equipamento usar para gravar vídeos no celular, peço que compartilhe com seus colegas e amigos. Vamos levar informação de qualidade para outros profissionais. Copie o link e cole em seus grupos de Whatsapp.

Quer saber mais dicas de marketing digital para saúde? faça parte do nosso newsletter semanal. Garanto que não vai se arrepender. Preencha o formulário abaixo:

Se ficou com alguma dúvida, use a área de comentários abaixo, vou responder você o mais breve possível.

Deixe seu comentário:

Gostou deste artigo?

Faça parte da minha newsletter semanal e recebe minhas novidades em primeira mão

Você provavelmente vai gostar destes artigos também:

Quer começar ou dar ritmo para seu Instagram?

Conheça meu Manual do Instagram de Sucesso