fbpx

Começa a limpa no Whatsapp – Conta Banida e muito mais…

Começa a Limpa no Whatsapp

Resumo do artigo:

O maior mensageiro do mundo começará neste sábado, 07/12/19 uma nova era. Um limpa histórico que mudará a maneira como dezenas de milhares de empresas utilizarão a plataforma. Entenda mais no post abaixo:

Compartilhe este artigo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Resumo do post:

O maior mensageiro do mundo começará neste sábado, 07/12/19 uma nova era. Um limpa histórico que mudará a maneira como dezenas de milhares de empresas utilizarão a plataforma. Entenda mais no post abaixo:

Contexto de todo cenário e evolução da ferramenta:

Whatsapp é inegavelmente o maior aplicativo de mensagens da atualidade. Confesso desconheço alguém que tenha um smartphone e não tenha Whatsapp instalado.

Alias, uma das coisas que eu gosto de fazer, quando tenho a oportunidade, é ficar por perto dos quiosques de venda de smartphones em lojas de varejo. Sempre que estou por ali acabo aprendendo algo.

Acredito muito que a observação é uma maneira muito útil e inteligente para que a gente possa aprender sobre o comportamento humano, neste caso específico, analisando vendedor e comprador.

Percebo que o pedido que mais se repete no momento que a compra já está fechada é:

Loja da Magazine Luisa na Vila Guilherme Foto: Germano Lüders 21/06/2017

“Por favor, você poderia instalar o ZapZap para mim?”

Clientes comprando um novo smartphone.

Este aplicativo mudou drasticamente a maneira que milhares de pessoas utilizam o smartphone no dia-a-dia. Fácil, simples, intuitivo e direto, o Whatsapp é a porta de entrada para o mundo digital para aquelas pessoas que não possuem muita familiaridade com este ambiente.

Não é a toa que este aplicativo é tão popular, tão querido e tão utilizado no dia-a-dia de pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Seja no privado, no grupo de amigos, em um grupo de um evento, no grupo do condomínio, no grupo de mães da 5ª série A e claro, no grupo daquela loja de roupa que envia uma série de novidades semanais para suas clientes fiéis.

É quase impossível imaginar um consultório, clínica ou até mesmo hospital, nos dias atuais, que não tenha nenhum tipo de uso via Whatsapp.

Pode até ser que a palavra final não seja lá mas, em algum momento, na jornada de busca, aprendizado e decisão, alguma ação do paciente em potencial ou da secretária foi feita dentro do Whatsapp.

Pois bem, é exatamente isso que devemos prestar atenção:

O uso do Whatsapp não veio acompanhado de manual de instruções ou boas práticas, cada um faz do jeito que bem entender, certo?

Dai sempre surgirão exemplos de consultórios que fazem o uso da melhor maneira possível e outros que fazem de qualquer jeito.

Já ví inclusive, um consultório bem renomado na região que moro, que o Whatsapp era direto no número da secretária e não no número oficial do consultório. Isso não aconteceu uma única vez não, posso garantir que é bem comum.

Como assim?

Mas e aí, como é essa história de que tem uma limpa no Whatsapp?

Bom, antes de responder essa pergunta, precisamos primeiro entender o que está em jogo aqui e quais são as regras disso tudo certo?

Então vamos lá, desde o início, preparei uma lista para que facilite os principais pontos que você deve se atentar.

  • 2009 – Surgimento do Whatsapp em um momento que não haviam grandes players de mensagens instantâneas para dispositivos móveis.
  • 2014 – Facebook compra o Whatsapp por U$ 19B
  • 2015 – Whatsapp libera o Whatsapp WEB – que muda drasticamente o uso e o tempo de uso das empresas
  • 2017 – Lançado recurso de ligações por voz via Whatsapp
  • 2018 – Liberado o Whatsapp Business – dedicado para negócios/empresas
  • 2018 – Vídeo chamadas são lançadas e também a possibilidade de fazer vídeo em grupo
  • 2019 – Facebook anuncia o desenvolvimento de uma criptomoeda própria e ela poderá ser incorporada ao Whatsapp

Repare que durante anos o Whatsapp está em um processo de crescimento e evolução constante e isso exige que a equipe esteja sempre de olho no próximo passo, o que virá a seguir.

1.5 bilhão de usuários ativos diariamente, com uma média de 23 acessos ao aplicativo por dia e mais de 3 milhões de empresas usando Whatsapp Business.

Ou seja, estamos falando de uma plataforma global, que está crescendo freneticamente em países que até então, eram dominados por outros apps ou costumes.

Além do Whatsapp estar presente em mais de 180 países.

Alias, recentemente, em uma viagem para Europa, eu fiz questão de reparar nos aplicativos que as pessoas estavam utilizando e me surpreendi com o fato de que o Whatsapp estava na maioria das telas.

Ou seja, se é uma potencia global, é algo que tem uma escala gigantesca de dados, mensagens e claro, espertinhos querendo fazer mau uso da ferramenta.

Agora, vamos para o entendimento do que está acontecendo e como isso pode afetar ou não o seu uso no cotidiano.

As regras e boas práticas do Whatsapp — Você conhece?

No início de 2019, o Whatsapp lançou um whitepaper (acesse aqui), que fala sobre as boas práticas da ferramenta e como eles vão se comportar com quem não seguir as regras ditas ali.

O nome deste documento é bem claro: Stopping Abuse: How WhatsApp Fights Bulk Messaging and Automated Behavior ou na tradução livre Interrompendo o abuso: como o WhatsApp luta contra mensagens em massa e comportamento automatizado

Pois bem, o que eles dizem é que:

Desde os primeiros dias do email até as redes sociais de hoje,
plataformas de internet há muito tempo enfrentam abusos, incluindo
mensagens em massa e comportamento automatizado que se espalha
conteúdo problemático. WhatsApp leva uma multifacetada
abordagem a esse desafio enquanto trabalha para manter
a natureza privada do nosso serviço.

(trecho retirado e traduzido do documento citado acima).

Mais de 2 milhões de contas são banidas e removidas do Whatsapp todos os meses, sendo que 75% dessa ação é feita exclusivamente através de inteligência artificial. — Confesso que fiquei bastante surpreso com este número.

A plataforma do Whatsapp é feita para se comunicar primordialmente de pessoa para pessoa, cerca de 90% das mensagens trocadas no Whatsapp são em mensagens privadas. E a maior parte dos grupos possuem menos de 10 participantes.

Para que você envie uma mensagem a alguém no Whatsapp, é necessário ter o número daquela pessoa. Caso contrário não há como fazer isso. Muitas pessoas acabam marcando mensagens de desconhecidos como SPAM.

Como funciona o limpa no Whatsapp?

Bom, agora que já estamos bem alinhados quanto a evolução do aplicativo, a transformação dele em uma empresa, o impacto dela em bilhões de aparelhos móveis e milhões de empresas, vamos entender como será esse limpa.

O que está sendo combatido?

  • Mensagens automatizadas
  • Envios em massa
  • Uso indevido da ferramenta

Verdade seja dita, Whatsapp é um terreno alugado. Você não é dono dele, por mais que utilize diariamente e faça negócios por ali, deve sim respeitar as regras.

O que precisamos entender além disso é que, em um universo que existem bilhões de usuários e milhões de empresas querendo utilizar com cunho comercial, não há como fazer uma regra que seja muito aberta ou meio fechada.

Ou faz algo realmente rígido e leva isso ao pé da letra ou não faz!

Existem diversos consultórios que fazem listas de transmissão sem a permissão da pessoa ou do paciente.

Outros, compram listas de telefone de empresas terceiras e acabam utilizando para ações sem se quer saberem se a pessoa se interessa por aquilo ou se aquele telefone é de alguém que está no perfil ideal, do seu paciente ideal.

Pois bem, agora imagine o seguinte cenário:

Você investiu no Whatsapp, divulgou o número, seus pacientes todos sabem da existência dele, se comunicam com você ali, nas suas ações de marketing, é divulgado este número e aí, alguém da sua equipe, de maneira despretenciosa, decide fazer uma lista de transmissão para aqueles que não são pacientes.

Já imaginou que essa simples ação pode te custar muito caro?

Por que?

O Whatsapp, a partir de sábado, 07 de dezembro de 2019, começará banir cada vez mais contas que estiverem fazendo essas ações que citei acima.

Ou seja, é agora ou nunca, ou a gente se adequa às regras do jogo ou a gente sai dele.

Portanto, tome muito cuidado, quando falamos de regras, não estamos falando só da boca para fora, estamos falando de algo que pode custar toda sua lista de pacientes em potencial, fora o retrabalho que será ter de adicionar todo mundo novamente, enviar o contato e passar dias, talvez até semanas dizendo que agora o número mudou.

Não sei você mas, eu não gostaria de ter que passar por isso.

Confesso que já fiz muita coisa proibida pelo Whatsapp e não tive problema, da mesma maneira que já fizemos ações simples e que de um dia para o outro fizeram o Whatsapp do nosso negócio ser banido, PARA SEMPRE!

Sim, isso já aconteceu comigo! Não teve volta e não tem choro. É assim e ponto!

CLIQUE AQUI para acessar o comunicado oficial do Whatsapp sobre essa ação de banimento e remoção de contas

Dicas para evitar que o seu Whatsapp seja banido

Bom, como todo final de post eu gosto de deixar uma mensagem positiva, aqui vai uma lista de cuidados para que você fique de olho e evite problemas maiores.

  1. Não faça lista de transmissão com números que não possuem o seu número nos contatos.
  2. Antes de fazer qualquer tipo de lista de transmissão, estabeleça contato, certifique-se que a pessoa tem seu contato salvo. Se não, além de não enviar todas as mensagens, você ainda pode ter seu número denunciado como SPAM.
  3. Não envie várias vezes a mesma mensagem repetida, para vários números diferentes, que não possuem o seu número na lista de contatos ou que não tenham ido falar com você antes dessa ação.
  4. Não compre listas de contatos para fazer ação de divulgação via Whatsapp
  5. Tome muito cuidado com o tipo de link e conteúdo que você compartilha, as vezes, um link de um site que é duvidoso já pode ser o suficiente para que sua conta seja banida
  6. Revise o uso do seu Whatsapp e tenha certeza de que sua equipe está de acordo com as regras do jogo.
  7. Compartilhe este post com seus colegas e ajude-os a não passar por nenhum tipo de problema futuro.

Aproveite e comente abaixo o que achou desse post, é importante ter seu feedback.

Caso você queira saber mais sobre o uso do Whatsapp da maneira correta para converter mais contatos em agendamentos e pacientes e ainda diminuir em até 60% a taxa de não comparecimento na primeira consulta, clique no banner abaixo e conheça nosso curso de Whatsapp para Consultórios.

Deixe seu comentário:

Gostou deste artigo?

Faça parte da minha newsletter semanal e recebe minhas novidades em primeira mão

Você provavelmente vai gostar destes artigos também:

Quer começar ou dar ritmo para seu Instagram?

Conheça meu Manual do Instagram de Sucesso