A Maior Rede Social do Mundo e o Seu Consultório

A Maior Rede Social do Mundo e o Seu Consultório
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Receba nossos posts direto no seu e-mail

Dicas, análises, tendências, notícias e muito mais, em primeira mão, direto no seu e-mail.

Vamos falar sobre números e algumas das razões pelas quais você deve estar nas redes sociais para captar novos pacientes e como isso se tornará cada vez mais difícil para quem não entende o jogo e as novas regras.

O Facebook é hoje a maior plataforma de redes sociais do universo. Nunca na história mundial tivemos tantas pessoas conectadas em um só local como na família de aplicativos do Facebook:

Facebook, Instagram, Whatsapp e Facebook Messenger.

Portanto, vamos fazer um combinado, sempre que me  ouvir falando sobre Facebook, leve em consideração que estou falando sobre a família toda, ok?

Vamos lá, em Abril de 2020, o mundo bateu recorde de pessoas conectadas na internet, foram 4.57 bilhões de pessoas conectadas, o que significa 59% da população mundial. UAU! Que número!

Quando analisamos os números todos, percebemos que cada vez mais as pessoas estão conectadas, consumindo e produzindo conteúdo.

Como já mencionei AQUI, cada vez mais as pessoas estão buscando sobre saúde e isso é algo que deve ser usado a seu favor.

Mas, se você me acompanha, sabe que eu sempre digo que:

Para quem quer usar as redes sociais para se posicionar e captar pacientes, quanto mais pessoas conectadas, melhor será e mais concorrido será.

Mas antes de entrarmos nesse mérito, vamos falar sobre os números gerais do primeiro trimestre de 2020 do Facebook.

em usuários ativos no Facebook:

Diariamente: 1,73 bilhão⁣⁣⁣⁣⁣

Mensalmente: 2,60 bilhões⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Família: 2,36 bilhões⁣⁣⁣⁣⁣

Família: 2,99 bilhões⁣⁣⁣⁣

Receita por pessoa: $6,03⁣⁣⁣

📊 Receita⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Total: $17,737 bilhões⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Ads: $17,440 bilhões⁣⁣⁣⁣⁣⁣

⚡Performance financeira⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Margem Operacional: 33% ⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Lucro Líquido: $4,9 bilhões⁣ ⁣⁣⁣⁣⁣

🗓 Análise Anual⁣⁣⁣⁣⁣

Variação em relação ao mesmo período (Q1/2019 vs Q1/2020)⁣⁣⁣⁣⁣⁣

👩 Usuários⁣⁣⁣ ativos⁣⁣⁣

Diariamente: +11,2%⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Mensalmente: +9,8%⁣⁣⁣⁣⁣⁣

📊 Receita⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Total: +17,6%⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Ads: +4,8%⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Receita média gerada por usuário (mundo): +140,7%⁣⁣⁣⁣⁣⁣

⚡Performance financeira⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Margem Operacional: +57,1⁣ %⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Lucro Líquido: ⁣ +101,7%⁣⁣⁣⁣⁣⁣

O QUE PODEMOS CONCLUIR DISSO:

Esses números todos me permitem ter algumas certezas e acreditar em alguns cenários para um futuro próximo:

A primeira certeza é de que o Facebook está muito bem, obrigado! 

E se você é daquele time que “ah, mas o Facebook está morrendo, o que manda agora é o Instagram”. 

Saiba que, nas pesquisas que fizemos com clientes e alguns profissionais da saúde que conversamos diariamente, a maioria relata que o resultado maior vêm do Facebook.

Portanto, cuidado! Claro que, se o seu resultado vêm muito do Instagram, não vai deixar de focar lá mas, é bom ter em mente que as redes todas andam juntas e cada vez mais teremos ferramentas conectadas da família Facebook.

Outra certeza é que a disputa será cada vez mais acirrada.

Veja, durante a pandemia do Covid-19, a maior parte dos mercados registrou QUEDA no custo de anúncios na internet.

Na área da saúde, o aumento que notamos está na casa de 153%

Ou seja, entre alcance, engajamento, clique no link, contato e agendamento, suponhamos que para gerar um agendamento você investiu R$10, pré-pandemia. Agora, este mesmo agendamento pode estar na casa de R$25.

Isso é péssimo? SIM!

É péssimo mas, é a regra do jogo, não há volta, cada vez mais os anúncios estarão mais caros e é por isso que você precisa entender na base o que é ter uma presença digital sólida.

Não é só sobre estar lá, é sobre impactar vidas!

O que me leva para o segundo ponto de que independente de qual seja sua verba, você precisará reforçar sua estratégia nas redes.

Não há mais espaço para conteúdo mais ou menos, ou você entra de cabeça e entende de vez que as pessoas estão em busca de autenticidade e contato REAL com outras pessoas, ou então, você terá que se contentar com uma fatia menor das oportunidades existentes na rede.

Eu já falei muito sobre conteúdo, posicionamento e afins nos episódios anteriores mas, sinto que a missão não está perto do final.

Quase todos os dias eu sou questionário com perguntas como: 

  • qual melhor horário para publicar
  • devo compartilhar o conteúdo do instagram no facebook
  • devo responder tal pessoa

Veja bem, isso tudo é importante saber mas, antes de mais nada, o tempo que você dedica para redes sociais deveria ser administrado de maneira diferente!

70% do seu tempo tem que o foco no paciente, nas dúvidas, nas dores, no que eles estão buscando, como eles falam, quem são eles.

20% do seu tempo tem que ser dedicado para produção do seu conteúdo, se possível, dividido em quatro grandes grupos:

  • Verdade ou mito: Falar sobre o que as pessoas acreditam ser verdade ou mitos é uma maneira muito eficaz de educar seu paciente e levar informação de qualidade para frente
  • Educativos: Trazer informação embasada em estudos, pesquisas, aquilo que é comprovado e que terá efeito na vida das pessoas. O que é falado durante uma consulta, por exemplo.
  • Procedimentos: Sim, temos de falar sobre procedimentos, tratamentos e afins, isso é parte importante para gerar mais confiança na cabeça da pessoa e poder gerar novos agendamentos
  • Pessoal: Afinal, pessoas querem saber sobre pessoas! Não tem como fugir disso! Eu diria que o ideal é ter 70% conteúdo e 30% pessoal. Mas isso é algo que varia muito de especialidade para especialidade, de cidade para cidade, de profissional para profissional

E por fim, 10% do seu tempo tem que ser dedicado para pensar no formato. Isso é o final, se o conteúdo é feito sob medida para sua audiência, para seus pacientes e para o que eles estão procurando, o formato é o que menos importa. 

Informação é mais importante que o formato, na maioria dos casos.

Enfim, é isso que queria conversar com você hoje, foco na missão e vamos pra cima.

Antes de finalizarmos, preciso registrar aqui que, Maio de 2020, que é quando estou gravando este episódio, as inscrições da nova turma do SmartDoctors vão abrir.

SmartDoctors é minha plataforma de educação continuada com foco em marketing digital para profissionais da saúde. São diversas aulas disponíveis para todos os níveis. Do muito básico ao mais avançado, aquilo que só as melhores agências sabem e rezam para que doutores ou doutoras não descubram.

Enfim, se você quiser saber mais, CLIQUE AQUI e garanta seu lugar na lista de espera, assim que abrirmos as vagas, enviaremos um recado para você!

Só essa semana foram mais de 20 aulas produzidas e publicadas na plataforma. A gente não para, nunca!

é isso, vamos para cima captar pacientes!

Aproveite e escute o episódio do podcast sobre este assunto, caso queira, clique aqui para ouvir o podcast no iTunes, Google Podcasts e Spotify

Compartilhe com seus colegas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Precisamos falar sobre Engajamento
Instagram

Precisamos falar sobre Engajamento

Hey, tudo bem por aí? Este artigo surgiu a partir de algumas conversas no grupo de Whatsapp de Médicos e no grupo de Dentistas. Ao …

Ler o post →
Efeito Coronavírus - Como usar uma notícia relevante a seu favor
Dicas

Efeito coronavírus – como usar notícia relevante a seu favor?

Calma, isso não é clickbait, eu prometo que o efeito coronavírus é uma dica valiosa de como usar notícia relevante a seu favor. Este artigo …

Ler o post →
Índice de qualidade de uma página
Dicas

Índice de qualidade de uma página – O que é isso?

Se você caiu aqui de gaiato, eu garanto que esse post vai surpreender você, então fique aqui comigo para falarmos sobre o índice de qualidade …

Ler o post →
Thiago Martins - Especialista em Marketing Digital para Saúde | 2020 Copyright © Todos os direitos reservados