fbpx

5 Dicas Para Não Arruinar Seu Instagram

5 dicas para não arruinar seu Instagram

Resumo do artigo:

Compartilhe este artigo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Instagram é a rede mais querida do momento, principalmente por aqueles profissionais da saúde que trabalham com estética. Isso é inegável!

Mas, junto com todo esse desejo de estar no Instagram, ser uma referência dentro da sua especialidade, ter muitos seguidores e engajamento, alguns problemas podem surgir.

Elenquei aqui 4 itens que podem prejudicar demais seu marketing e até destruir seu Instagram.

Item 1 – Olhar apenas para o resultado financeiro.

É óbvio que você está no Instagram para se posicionar e captar mais pacientes para o seu consultório, mas, isso é um dos últimos resultados que você vai obter dentro do seu Instagram.

Antes de você gerar agendamento, você vai passar por outras etapas e em cada uma delas, você terá um tipo de resultado diferente.

A primeira etapa é o alcance, à medida que você inicia um trabalho bem estruturado de marketing, você aumenta sua visibilidade e com isso, mais pessoas passarão a conhecer seu trabalho.

A segunda etapa, é engajamento, se você está alcançando mais pessoas e está dialogando com elas, automaticamente vai gerar mais engajamento.

A terceira etapa é referência, as pessoas passam a confiar na sua palavra, pois escutam o que você diz, entendem e acreditam que o que você explica é algo que elas estão buscando, logo, você se torna uma referência e as pessoas passam a marcar outras pessoas ou a encaminhar seu conteúdo para outras pessoas.

A quarta etapa é o contato, novas pessoas chegando até seu inbox e querendo agendar com você. Obviamente que nem tudo que chegará vai ser bom, alguns contatos serão ruins mas, você perceberá um aumento no volume de contatos e consequentemente, atingirá a quinta etapa.

Os agendamentos, ou seja, o resultado financeiro propriamente dito. 

Não há como garantir quando você alcançará cada etapa mas, a verdade é que se você fizer um bom trabalho, você conseguirá alcançar elas na sequência. 

Item 2 –  Acreditar que resultado bom é número de seguidores

Ultimamente, tenho visto muitos perfis de doutores e doutoras patrocinando sorteios de iphone em perfis de celebridades, ou ações desse tipo…

A verdade é que isso vai gerar 5, 10, 15, 20, até 30 mil seguidores por um valor razoavelmente baixo mas, daí eu te pergunto.

Será que é isso mesmo que você precisa no seu Instagram?

Quem quer número somente, não está jogando o jogo da maneira correta.

Eu já vi perfil de 5 mil seguidores, gerar mais agendamento e fechamento de novos procedimentos do que perfis de 1 milhão de seguidores, acredite, já trabalhei com contas de todos os tamanhos e sei do que estou falando.

Focar só no número de seguidores é duvidar da inteligência do seu paciente em potencial, achando que essa pessoa vai agendar com você só pelo número e não pela qualidade do seu conteúdo e comunicação.

Item 3 – Ficar caçando dicas e nunca praticar nada.

Ter acesso a informação é algo super importante mas, se você não praticar aquilo que você aprendeu, será apenas perda de tempo.

Vejo que muitos doutores passam os dias caçando novos hacks, novas dicas, querendo saber o último macete da moda para conseguir mais visibilidade e no final, nunca conseguem construir algo sólido.

Olhe para o longo prazo, construa sua base, construa uma comunidade de pessoas ao redor do seu nome e da sua experiência e isso valerá muito mais do que todas as dicas dos gurus que existem por aí.

Item 4 – Ter a mente fechada e a visão limitada.

Rede social é via de mão dupla, você precisa falar e ouvir na mesma intensidade.

É necessário entender que quem está ali, quer entretenimento e informação em conjunto, o que chamamos de infotenimento.

Não adianta você chegar em uma rede social como o Instagram e ficar eternamente na posição de espectador, é necessário ir para o palco, assumir a frente da sua comunicação e começar fazer o que precisa ser feito.

  • Não gosta de gravar vídeos? Saia do Instagram.
  • Não gosta de mostrar nada da sua vida pessoal? Saia do Instagram
  • Não tem tempo para criar conteúdo autoral? Saia do Instagram
  • Tem preguiça de entender marketing? Saia do Instagram

O paciente está cada vez mais investigativo e exigente, a forma como nos comunicamos com eles está evoluindo diariamente, não dá para acreditar que tudo será sempre igual.

Você precisa jogar o jogo da forma correta.

O Instagram é uma rede que pede que marcas e pessoas dialoguem sobre temas em comum, isso com o fato das pessoas quererem saber sobre sua especialidade, a junção destes fatores fará com que você produza conteúdo cada vez mais relevante.

Item 5 – Ter medo de errar!

Eu sei que durante toda sua formação você foi condicionado a evitar ao máximo o erro, a margem de erro que você tolera é baixíssima e isso é algo que deve ser mantido assim, durante um procedimento.

Mas, dentro da comunicação, não há como fazer tudo 100% correto, o erro faz parte do processo de aprendizagem e crescimento.

Só não erra quem não faz! Arruinar seu Instagram pode ser através de não fazer o que deve ser feito também.

Se você quer ser visto como autoridade, se você quer dominar sua especialidade e captar os melhores pacientes, em algum momento, no que se refere a comunicação, você vai errar.

Postar uma foto e perceber que um vídeo seria melhor, fazer uma live e perceber que poderia ter falado de forma mais clara e por aí vai…

Tudo isso faz parte do crescimento e vai engrandecer sua imagem.

Errar faz parte e nos aproxima cada vez mais do acerto.

Veja o post em vídeo:

Deixe seu comentário:

Gostou deste artigo?

Faça parte da minha newsletter semanal e recebe minhas novidades em primeira mão

Você provavelmente vai gostar destes artigos também:

Quer começar ou dar ritmo para seu Instagram?

Conheça meu Manual do Instagram de Sucesso